sábado, 27 de outubro de 2012

5 Conselhos para a Maratona do Porto



Deixo aqui 5 conselhos essenciais para uma boa Maratona do Porto, principalmente para estreantes, mas também para os mais distraídos!

Não te entusiasmes no início
Tirando uma subida inicial os primeiros 15 km’s serão efetuados em descida, pelo que deves ter essa noção para manteres o ritmo estipulado à partida e não te entusiasmares em demasia, sob pena de o pagares mais tarde. Não podemos esquecer que em descida e com aumento de ritmo de passada a Frequência Cardíaca sobe, os quadríceps (coxas) e gémeos são sobrecarregados.

Cuidado com o vento
Neste momento as previsões apontam para vento de leste, com alguma intensidade. Se se mantiver teremos vento nas costas no início do percurso, na ida para a Afurada e na ida até aos últimos 2 km’s, altura em que fica de frente para os corredores.
Se rodar a norte, teremos vento nas costas desde o retorno em Matosinhos até à Ponte Luiz I, lateral na ida e vinda da Afurada e frontal até ao km 40 – os km’s mais desafiantes de uma Maratona!
Mediante as condições de vento adequa o teu ritmo e poupa energias quando deves poupar, mantendo o plano de ingestão de sólidos e líquidos sem alterações.

Temperatura ambiente
A temperatura na manhã de 28 andará entre os 8º e os 14º. São temperaturas que ainda não se têm feito sentir este Outono e muito pouco terão treinado nestas condições. Desta forma é crucial adaptar as vias respiratórias antes do tiro de partida. Aumenta um pouco a duração do aquecimento e realiza algumas retas ao ritmo estipulado para a prova. Não esqueças também o alongamento dos grupos musculares envolvidos na corrida.

Atenção aos sprinters
Os 42km contarão também com a presença de corredores dos 15km e da caminhada dos 6km. Existe a tendência de seguir atrás de alguns atletas que estarão a correr estas distâncias. Mais uma vez, mantém o ritmo estipulado e não coles nos corredores em ritmos mais fortes do que o teu.

Não te entusiasmes no final
A chegada à meta é feita em subida, durante 2 km’s, pelo que deves guardar algumas energias para esta fase. Mais concretamente, resguardar pernas. A cabeça já vai começar a ficar mais “leve”, a adrenalina a subir, portanto não deixes que nada estrague a festa!

O resto é diversão e disfrutar das vistas de Gaia, Matosinhos e Porto!

Sem comentários:

Enviar um comentário